Início :: RUBBERBRAS NEWS :: Rubberbras é a primeira empresa a fabricar placas de revestimento sustentáveis

Últimas Notícias

Rubberbras ministra palestra no Painel Mineração 2016 e apresenta soluções em materiais de alta performance

A Rubberbras não para de investir

Rubberbras participa da EXPOSIBRAM 2015

Rubberbras concede entrevista para o Notícias de Mineração Brasil

Rubberbras na contramão da crise brasileira

Rubberbras é a primeira empresa a fabricar placas de revestimento sustentáveis

Galileu Souza é o novo diretor de Planejamento e Operações da Rubberbras

Rubberbras é a primeira empresa a fabricar placas de revestimento sustentáveis

premio-rankbrasilA Rubberbras entra para o RankBrasil pelo recorde de Primeira empresa do país a fabricar placas de revestimento sustentáveis, utilizando pneus radiais fora-de-estrada como matéria-prima.

Inaugurada em dezembro de 1994, em Belo Horizonte – MG, a empresa recordista desenvolveu um projeto inédito e ousado, unindo conceitos como produtividade, lucratividade, qualidade do produto e preservação do meio ambiente.

Segundo o diretor Lucas Ribeiro, com tecnologia 100% brasileira, que gera economia e colabora com a natureza, o produto tem patente no Brasil e Peru e atualmente a empresa está trabalhando para ganhar também uma fatia no mercado chileno.

Ele explica que os pneus gigantes são transformados em placas de revestimentos, substituindo as chapas de ferro fundido ou aço manganês. “Essas placas são utilizadas para aumentar a vida útil de grandes máquinas, que sofrem com o desgaste por sua rotina”, diz.

Além de ser ecologicamente correto, conforme o diretor, o produto dura três vezes mais, é mais leve e representa aproximadamente 1/3 do custo em relação às placas feitas de ferro.

Depois do sucesso no mercado, o projeto inovador da Rubberbras agora é reconhecido com um recorde nacional. “Entrar para o RankBrasil é uma forma de divulgação no país e também mostra a importância da responsabilidade ecológica das empresas brasileiras”, afirma.

O troféu de recordista foi entregue ao representante da Rubberbras pelo diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, durante o lançamento da Maior revista publicada no país em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que aconteceu em 30 de junho de 2012, na cidade de Itabira – MG.

Projeto inédito

Antes das placas sustentáveis, a empresa já trabalhava com pneus diagonais (lona e borracha). “Com o fim deste material e acúmulos dos pneus radiais nos deparamos com um novo desafio”, conta o diretor.

A partir desta perspectiva, todo maquinário foi desenvolvido especialmente para fabricar as placas diferenciadas, utilizando pneus radiais fora-de-estrada. “Com seis meses de trabalho, as placas já eram fabricadas com material 100% brasileiro”, lembra.

Em Itabira

No ano de 2004, as instalações na capital mineira foram desativadas e houve a construção de uma nova unidade em Itabira – MG. A sede moderna, com sistemas de exaustão de alta absorção e equipamentos de última geração, triplicou a produção da empresa.

Redação: Fátima Pires

Fonte: RankBrasil – 30/06/2012

Fale Conosco